Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

INFARTO MATA 140 MIL PESSOAS POR ANO NO BRASIL

Por mais que se fale sobre o assunto, os brasileiros ainda não aprenderam a cuidar do coração. Morrem por ano no Brasil 140 mil pessoas de infarto e 130 mil de derrames. Esses são os principais tipos de doenças cardiovasculares. Por que será que depois de tanto se falar sobre os males que afligem o coração a população ainda padece tanto desse mal? "No Brasil, falta detectar os fatores de risco e controlá-los adequadamente". É o que dizem os especialistas. Fator de risco não dói. Por isso é difícil diagnosticar e tratar problemas como hipertensão ou colesterol elevado, afirma. segundo o médico, é preciso passar a informação correta para a população, desmistificar algumas lendas populares e focar no que realmente importa. Veja abaixo alguns dos principais mitos sobre as doenças cardiovasculares: Mito: É impossível prevenir a doença cardiovascular
Fato: Há fatores não controláveis, como histórico familiar, idade e fator genético. Porém, existem fatores que podem e devem ser controlados e que minimizam o impacto da doença cardiovascular.
É possível prevenir infartos e derrames por meio do controle rígido dos principais fatores de risco, que são colesterol elevado, hipertensão, tabagismo, diabetes, obesidade, estresse e depressão. Isso permitiria reduzir em 90% os casos de infartos e derrames. Para evitar o aparecimento dos fatores de risco, é importante manter hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios e dieta equilibrada. É para completar o sistema de saúde no país é caótico. Os postos de saúde chamados da 'família” são uma vergonha. Poucos médicos, e falta tudo, dos médicos aos exames importantes para avaliar a situação do paciente.

Nenhum comentário: